- Anuncie o evento com antecedência, para que os seus seguidores saibam que ele vai acontecer;
- Crie um roteiro e pratique um pouquinho antes do grande dia;
- Calcule um intervalo antes de começar para que todos os seus seguidores possam acessar a live (algo entre 30 segundos e 1 minuto);
- Escolha um espaço com boa iluminação e poucos ruídos externos.
- Publique conteúdos gerados pelos usuários são aliados poderosos e podem fazer maravilhas pelo seu perfil, pois mostram que você se importa com a sua comunidade de seguidores. Uma das grandes vantagens desse tipo de conteúdo é que ele pode ser usado para promover a marca de uma maneira sutil, mas altamente eficiente. Uma boa forma de solicitar conteúdos gerados pelos usuários é deixar uma mensagem fixada no perfil (ou nos Stories) da loja e, se preferir, incluir uma hashtag exclusiva. Encontrou um bom conteúdo? Não se esqueça de pedir permissão do usuário para publicá-lo no seu feed!
- Mostre aqueles que fazem acontecer: os seus funcionários, conteúdos que mostram o dia a dia dos seus funcionários na realizando serviços, atendimentos ou até mesmo fotos para Instagram criadas por esses próprios funcionários também são boas fontes de engajamento. Além do mais, é uma excelente forma de mostrar o lado humano da sua marca e potencializar a confiança que o cliente depositou em você.
- Conte as novidades para seu público, se tem um produto ou serviço novo divulgue, novas parcerias, divulgue! Ou até mesmo informe sobre produtos ou serviços que podem não estar claro para o cliente ainda. Fotos e vídeos aumentam sua quantidade de conteúdo e ainda podem atrair mais seguidores. Afinal todos querem saber o que acontece nas empresas que lhe cativam.
- Concursos e sorteios, se você quer elevar os níveis de engajamento e prender a atenção do seu cliente, concursos e sorteios são muito úteis, e ainda lhe ajudam a tem uma boa quantidade de conteúdo gerado pelos próprios usuários. Ofereça um prêmio relevante, mesmo que não seja algo convencional. Afinal o marque “5 amigos”, siga, compartilhe e salve esse post estão aí para aumentar seu alcance orgânico.
- Comemore! Sim, feriados e datas comemorativas devem ter espaço no seu feed, vale tudo: anunciar produtos, criar memes, compartilhar histórias relevantes.
- Incentive os seguidores orgânicos, seus seguidores são seus melhores divulgadores, incentive seus clientes a marcar alguém que possa gostar de um produto ou serviço. Mas cuidado para não abusar e parecer que você está apenas gerando conteúdo para ganhar seguidores, prova social (quando as pessoas deixam feedback) é importante, mas deve ser ligada ao seu negócio e não genérica.
- Frases e mensagens de impacto podem expressar os sentimentos da sua empresa, e mensagens positivas ajudam as pessoas a se identificarem com aquele “sentimento”.
- Crie vídeos com conteúdo original, esse tipo de material pode ser muito interativo e extremamente relevante, crie caixas de perguntas e respostas assim como conteúdos promocionais.
- Apoie causas sociais, e divulgue isso! Demostre seu compromisso social, o que você como lojista, faz pela sociedade é de grande importância.
- Crie conteúdo com influenciadores e parcerias com outras marcas, esse tipo de ação pode alavancar o número de “fãs” da sua marca.