Uma campanha de marketing tem 3 pilares iniciais, ação direcionada ao público alvo, ação compreensível ao público alvo e por ultimo ação que impulsione o público alvo.

Para uma mensagem bem direcionada é necessário conhecer profundamente o perfil dos usuários. Não importa qual o seu negócio, você precisa definir quem são seus consumidores e a que tipo de ação eles são mais sensíveis, de que forma é possível despertar sua atenção. Esse trabalho pode ser feito através de pesquisas direcionadas e focadas na região de abrangência da empresa.

As estratégias adotadas:

Planejamento:

A ação deve ser planejada com vista no objetivo, para uma campanha bem direcionada você deve ter bem definido quais seus objetivos, fixar a marca, aumentar as vendas em geral, promover um determinado produto. As possibilidades são muitas, mas você deve descrever exatamente o que deseja. Uma campanha criativa é muito importante, porém é necessário adequá-la ao seu orçamento. A ação deve ser pensada de forma a atingir as pessoas de forma positiva, há evidencias de campanhas mal direcionadas que causam efeito contrario.

Avaliar a competição:

Não se pode desprezar a concorrência, é necessário conhecer o ambiente no qual se está inserido. Avaliar a concorrência de forma madura, levando em conta seus aspectos positivos e negativos e qual a sua capacidade de diferenciação. Embora possa não parecer mas observar o negócio do seu rival pode lhe auxiliar muito na melhoria dos seus processos, produtos ou serviços. Uma importante ferramenta é a matriz Swot abaixo um guia de como descreve-la.

matrizswot

Retorno do investimento:

Seu negócio visa o lucro como qualquer outro, sendo assim, você precisa saber qual o retorno espera com as ações de marketing promovidas. É importante ter uma meta, se ela for superada é ótimo, porém, se não for, precisa revisar as ações e verificar se há falhas na estratégia ou na execução das mesmas. O investimento nunca deve ser maior do que o retorno adaptar ao orçamento é essencial para ter um resultado positivo.

Quais os meios:

Depois de planejar e focar sua campanha é necessário escolher a forma que será veiculada, não pense que isso só deve ser pensado em empresas de médio e grande porte, as micro e pequenas empresas precisam de ainda mais atenção na estratégia de marketing. Por lidarem com recursos limitados as micro e pequenas empresas devem ter máximo cuidado, as ações devem ser muito bem direcionada para não exaurir os recursos. A melhor forma para divulgar o produto ou serviço vai ser facilmente reconhecida após definidas as ações. Deve se observar a concorrência também neste aspecto, há diversas formas que requerem um investimento pequeno e trazem um retorno satisfatório. A forma que a comunicação será feita também deve estar de acordo com o planejamento estabelecido.

Avaliação:

De nada adianta um belo planejamento e uma execução impecável se não houver uma mensuração dos resultados. Essa parte talvez seja a mais importante de todo o processo, sem avaliar não há como saber onde se obteve êxito, o sucesso só pode ser visto se houver uma forma de avalia-lo. Não queremos que você pense que uma campanha de marketing que possui todos esses passos será um completo sucesso, é claro que ninguém conta com isso, mas se houver um resultado menor que o esperado você poderá saber exatamente onde está o problema e corrigir as ações de forma que na próxima seja mais efetiva.

Achou tudo muito complicado? Uma campanha de marketing é trabalhosa mas não é complicada, se você passar por essas etapas deixará de contar com a “sorte” e passará a se valer de estratégias. Na WD Sites você pode encontrar todo o suporte para realizar uma ação focada e com resultados satisfatórios.

Por: Roberta Alves

Assistente de Marketing WD Sites

..:: FALE CONOSCO PELO WHATSAPP ::..

1° - Clique em um dos atendentes abaixo.

2º - Nos informe seu nome e e-mail?

3º - Descreva suas necessidades.

Aguardamos seu contato!

Olá, Posso Ajudá-lo?

criação de sites, criação de sites em porto alegre, criação de sites porto alegre, porto alegre

criação de sites, criação de sites em porto alegre, criação de sites porto alegre, criação de sites em poa, sites, criação, desenvolvimento, poa, rs, br

criação de sites porto alegre, desenvolvimento de sites porto alegre, criação de sites, desenvolvimento de sites, sites, seo, otimização de sites, tour vitual, publicidade online