Uma campanha de marketing tem 3 pilares iniciais, ação direcionada ao público alvo, ação compreensível ao público alvo e por ultimo ação que impulsione o público alvo.

Para uma mensagem bem direcionada é necessário conhecer profundamente o perfil dos usuários. Não importa qual o seu negócio, você precisa definir quem são seus consumidores e a que tipo de ação eles são mais sensíveis, de que forma é possível despertar sua atenção. Esse trabalho pode ser feito através de pesquisas direcionadas e focadas na região de abrangência da empresa.

As estratégias adotadas:

Planejamento:

A ação deve ser planejada com vista no objetivo, para uma campanha bem direcionada você deve ter bem definido quais seus objetivos, fixar a marca, aumentar as vendas em geral, promover um determinado produto. As possibilidades são muitas, mas você deve descrever exatamente o que deseja. Uma campanha criativa é muito importante, porém é necessário adequá-la ao seu orçamento. A ação deve ser pensada de forma a atingir as pessoas de forma positiva, há evidencias de campanhas mal direcionadas que causam efeito contrario.

Avaliar a competição:

Não se pode desprezar a concorrência, é necessário conhecer o ambiente no qual se está inserido. Avaliar a concorrência de forma madura, levando em conta seus aspectos positivos e negativos e qual a sua capacidade de diferenciação. Embora possa não parecer mas observar o negócio do seu rival pode lhe auxiliar muito na melhoria dos seus processos, produtos ou serviços. Uma importante ferramenta é a matriz Swot abaixo um guia de como descreve-la.

matrizswot

Retorno do investimento:

Seu negócio visa o lucro como qualquer outro, sendo assim, você precisa saber qual o retorno espera com as ações de marketing promovidas. É importante ter uma meta, se ela for superada é ótimo, porém, se não for, precisa revisar as ações e verificar se há falhas na estratégia ou na execução das mesmas. O investimento nunca deve ser maior do que o retorno adaptar ao orçamento é essencial para ter um resultado positivo.

Quais os meios:

Depois de planejar e focar sua campanha é necessário escolher a forma que será veiculada, não pense que isso só deve ser pensado em empresas de médio e grande porte, as micro e pequenas empresas precisam de ainda mais atenção na estratégia de marketing. Por lidarem com recursos limitados as micro e pequenas empresas devem ter máximo cuidado, as ações devem ser muito bem direcionada para não exaurir os recursos. A melhor forma para divulgar o produto ou serviço vai ser facilmente reconhecida após definidas as ações. Deve se observar a concorrência também neste aspecto, há diversas formas que requerem um investimento pequeno e trazem um retorno satisfatório. A forma que a comunicação será feita também deve estar de acordo com o planejamento estabelecido.

Avaliação:

De nada adianta um belo planejamento e uma execução impecável se não houver uma mensuração dos resultados. Essa parte talvez seja a mais importante de todo o processo, sem avaliar não há como saber onde se obteve êxito, o sucesso só pode ser visto se houver uma forma de avalia-lo. Não queremos que você pense que uma campanha de marketing que possui todos esses passos será um completo sucesso, é claro que ninguém conta com isso, mas se houver um resultado menor que o esperado você poderá saber exatamente onde está o problema e corrigir as ações de forma que na próxima seja mais efetiva.

Achou tudo muito complicado? Uma campanha de marketing é trabalhosa mas não é complicada, se você passar por essas etapas deixará de contar com a “sorte” e passará a se valer de estratégias. Na WD Sites você pode encontrar todo o suporte para realizar uma ação focada e com resultados satisfatórios.

Por: Roberta Alves

Assistente de Marketing WD Sites