1º Sempre Poste Stories – 77% dos usuários do Instagram assistem stories diariamente. Os stickers (adesivos) de enquetes, perguntas e testes são ferramentas inestimáveis para quem quer bombar e ganhar seguidores no Instagram. Humanize o perfil, mostre a história da empresa e os valores da empresa.

2º Postar é Diferente de Vender – Não adianta ter muitos posts e muitos stories diariamente se não tiver “força de venda” deixar o público ciente que seu serviço, atendimento e produtos são os melhores. Mais importante, observar as empresas de outros nichos de mercado. E buscar inspirações no Pinterest, Tiktok e Youtube.

Na legenda dos posts é importante comunicar, como se fosse uma conversa pessoal. Iniciar o “papo” com seu leitor, seja sobre um produto ou serviço, seja sobre uma curiosidade.

4º Muito importante é verificar quem é o público, entrando o Instagram, nos Insights você encontra o público. Ali tem informações muito úteis para saber quem é seu público, você consegue definir qual o sexo, faixa etária do público e qual o horário seu Instagram tem maior audiência. Informações cruciais para programar seus posts.

5º Fale dos seus produtos e ou serviços nos stories, sempre coisas diferentes ou do mesmo produto de forma diferente.

6º Os donos do negócio devem ser a “cara do negócio” digital, falem com sua audiência eles precisam saber quem são e quais as motivações do empreendedor. Trazer conteúdo diferente e fazer o oposto do que a concorrência faz.


Algumas ideias de posts

  • Exiba e anuncie os seus produtos e/ou serviços. Vale notar que esses posts podem conter fotos exclusivas do seu produto, ou então algumas fotos que exibam os itens da loja como elementos relevantes para um determinado estilo de vida. Outra opção é criar posts que tenham, como objetivo, transmitir uma emoção ou um sentimento; algo positivo com o qual a marca possa ser associada.
  • Mostre os bastidores do seu negócio, os usuários do Instagram adoram conteúdos exclusivos, conteúdo dessa natureza colaboram para a criação de uma marca transparente, honesta e descontraída; além disso, ajudam a construir uma relação de confiança entre marca e seguidores. A melhor parte desse tipo de conteúdo é o fato de que ele não precisa ser totalmente perfeito e estilizado, como aqueles que vão para o feed: você pode apostar no fator descontração e aproveitar o momento para criar vídeos espontâneos, que mostrem o lado humano por trás da marca.
  • As lives são excelentes recursos para marcas e perfis que querem conquistar um número maior de seguidores em pouco tempo. Como as lives dependem da interação entre você e os seguidores, o produto é sempre um conteúdo autêntico e instantâneo.
    Não sabe o que fazer numa live? Bom, você pode responder perguntas, mostrar conteúdos de bastidores e, se preferir, também pode colocar o vídeo inteiro como Stories depois de encerrá-lo.


AGORA DE MUITA IMPORTANCIA É “O que não fazer?”

  1. Não exagere nas hashtags (e não as utilize incorretamente);
  2. Não publique imagens encontradas via busca no Google;
  3. Não publique conteúdos entediantes ou repetitivos;
  4. Não publique muitas imagens similares de uma vez só;
  5. Não publique conteúdos falsos ou chamativos para atrair cliques e engajamento;
  6. Não roube conteúdos publicados em outras contas;
  7. Não publique conteúdo sem legendas.


O QUE POSTAR NOS STORIES DO INSTAGRAM?

Os Stories são imensamente versáteis, e você pode usar esse espaço para publicar conteúdos diversos. Por exemplo:

  1. Promoções: avisar sobre novos produtos, promoções temáticas e descontos para feriados e outros eventos
  2. Conteúdo de engajamento: interagir com os seguidores via enquetes, lives, caixas de pergunta e muito mais
  3. Conteúdo dos “bastidores”: mostrar o que acontece por trás das cenas, como os produtos são feitos, como as campanhas de publicidade são gravadas e por aí vai.