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Fidelizar clientes, Você Sabe Como?

Cliente na porta da loja costuma ser bom sinal, mais ainda se ele concretizar a compra. Mas o mais importante para o seu negócio é que ele volte a comprar o seu produto ou serviço no futuro. Para garantir que isso aconteça, trabalhar a fidelização é fundamental. Confira a seguir algumas estratégias apresentadas pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rose Mary Lopes, para fisgar o consumidor e transformá-lo em “freguês”: Conheça a clientela Esta é a regra de ouro para quem quer fidelizar. Além dos dados de praxe, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras. Procure também explorar mais informações sobre o seu perfil através de formulários mais completos –  Rose Mary recomenda que se ofereça algum brinde ou que se promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Para não soar intrusivo, não exagere na relação de perguntas.   Estabeleça vínculos Seja no  mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente os operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido na loja, por exemplo. Pela internet, agradeça a vinda dele à sua loja, restaurante, pousada ou qualquer outro estabelecimento e também peça uma avaliação. “O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada”, comenta a coordenadora. Rose Mary aconselha ainda que o empreendedor premie de alguma maneira as...

Aumentar o Volume de Negócios: Dicas!

Nos últimos anos, as sociedades vêm passando por transformações muito rápidas. Como partes essenciais desses contextos, os mercados também têm se reinventado de uma maneira bastante dinâmica. Por isso, traçar e colocar em prática estratégias de vendas que de fato deem resultados é um desafio constante. Ter uma equipe bem preparada é o ponto chave. Mas isso não é tão simples quanto parece e envolve uma série de fatores para que se tenha sucesso, como recrutamentos criteriosos, treinamentos eficazes e, fundamentalmente, uma gestão competente. É este último ponto que vai fazer a grande diferença. Para motivar você, empreendedor, a vender mais pela internet, vender mais por telefone ou mesmo de modo presencial e fazer sua empresa crescer ainda mais, reunimos a opinião de vários especialistas na área. Confira abaixo 5 dicas para vender mais: Conquiste mercado A dica aqui é ampliar seus horizontes, ter motivação para ir mais longe. Para isso, você precisa escolher um caminho e montar seu plano para a caminhada, principalmente se seu objetivo é vender mais no varejo. A ampliação de sua participação no mercado pode se dar de diferentes formas, como explica o especialista Raúl Candeloro, diretor do Instituto VendaMais. “Defina um ou mais tipos de segmentação. Geográfica: trabalhar, por exemplo, novos bairros, cidades ou novos canais, como internet, mala-direta, catálogo e call-center. Demográfica: trabalhar alguma característica do público, como gênero, idade, renda, grau de instrução etc. Por comportamento de consumo: colocar seus principais esforços em uma determinada faixa da sua própria base de clientes com necessidades especiais, por exemplo”, explica. Crie uma relação de confiança com o cliente Confiança: esse é um elemento...

Como Aproveitar o Ócio!

O sucesso de uma empresa é diretamente proporcional à produtividade dos colaboradores. Isso é de conhecimento de todos. Outra coisa que todo mundo sabe – mas que poucos falam por aí – é que, dependendo do tempo, é dificílimo trabalhar em alguns momentos do dia, como antes da hora do almoço ou nos minutos finais de um expediente mais tranquilo. Ao contrário do que o senso comum pode dar a entender, essas pausas, na verdade, aumentam a produtividade. O aumento do ritmo depois de um tempo parado compensa (e supera) uma atividade ininterrupta. Quando se pensa em procrastinação, logo vêm à cabeça as redes sociais e as imagens de gatinhos fofos que povoam a internet. Mas que tal dedicar algum tempo ao que acontece em casa, investir na capacitação profissional ou simplesmente relaxar? O site da revista Inc. fez uma seleção de seis maneiras para desperdiçar tempo com sabedoria. Saiba como: 1) Aprenda uma língua – Conhecimentos em diferentes idiomas nunca são demais e a internet pode ajudar no aprendizado: há diversas plataformas gratuitas, além de sites especializados em tirar dúvidas. Para quem já estuda fora do expediente, a pausa serve para fazer as atividades pedidas em classe. 2) Assista a vídeos do TED – O TED é uma organização sem fins lucrativos que “divulga ideias que merecem ser compartilhadas”. Até por isso, os vídeos da entidade abordam assuntos que vão da dança ao futuro do Google segundo o próprio fundador da empresa. Neste link, é possível encontrar 11 palestras inspiradoras para quem quer 3) Aprenda a programar – O surgimento dos smartphones fez com muita gente se dedicar ao desenvolvimento de aplicativos....

Dicas Para Tornar a Segunda Mais Produtiva

Uma pesquisa da Accountemps, empresa americana de contabilidade e finanças, revelou que para 39% dos diretores de recursos humanos a terça-feira é o melhor dia para seus funcionários. Logo em seguida, o que pode ser uma surpresa para boa parte das pessoas, estão as segundas-feiras (24%). Depois disso aparecem quartas, quintas e sextas. Em geral, as pessoas não costumam gostar muito das sextas-feiras, dia conhecido pela procrastinação antes do fim de semana. Isso não significa, porém, que as segundas precisam ser um dia devagar para voltar à rotina de trabalho. Abaixo estão três dicas do site da revista Fast Company para tornar o primeiro dia útil da semana mais produtivo. 1. Use o potencial do dia Pode não parecer, mas a energia de qualquer funcionário sempre está em seu maior nível no começo do dia e também no início da semana. O problema é que muitos deles desperdiçam esse potencial com reuniões, principalmente porque a segunda é tida como um dia para começar novos projetos e atividades. Portanto, deixe as reuniões para o período da tarde ou para o meio da semana e aproveite a energia para adiantar seu trabalho. 2. Volte a aproveitar suas quintas e sextas Use a segunda-feira para planejar melhor a segunda parte da semana e procrastinar menos. Aproveitar melhor os últimos dias evita que as coisas não sejam empurradas para a semana seguinte. 3. Segunda não precisa ser um dia de retrospectiva As segundas-feiras também são tidas como dias de retrospectiva do que foi feito na semana anterior e de planejamento para os dias seguintes. Esqueça isso e use parte do tempo da sua...

Para Começar Bem o Dia, Dicas de Quem Entende de Sucesso!

Levantar da cama, escovar os dentes, tomar banho e se sentar para o café da manhã. Esses são os primeiros passos da rotina matinal da maior parte das pessoas. Mas não para os executivos de sucesso, de acordo com Laura Vanderkam, autora do livro “What the most successful people do before breakfast” (O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã). Segundo a especialista, profissionais bem-sucedidos têm muitos hábitos em comum. Ela chegou a essa conclusão após entrevistas com diretores de grandes empresas. Em artigo no site da revista Inc., Laura listou algumas das coisas que eles fazem antes da primeira refeição do dia: 1) Empreendedores de sucesso acordam bem cedo – Na composição de seu livro, Laura perguntou a 20 executivos a que horas eles costumam acordar. O resultado mostra que, de fato, Deus ajuda a quem cedo madruga: 90% deles acordam antes das 6 horas durante a semana. Por exemplo, a diretora-executiva da Pepsi, Indra Nooyi, acorda às 4h30. Indra, indiana radicada nos EUA, diz que gosta de trabalhar na tranquilidade da madrugada. 2) Muitos se exercitam – Laura Vanderkam descobriu que exercícios físicos fazem parte da agenda matinal de boa parte dos executivos de alto escalão. Alguns, como a diretora da Xerox, Ursula Burns, vai à academia para sessões de ginástica; outros, como Steve Murphy, da Christies, optam por ioga; outro exercício físico bastante realizado é a corrida: um dos adeptos é Frits van Paasschen, da rede de hotéis Starwood, que corre uma hora por dia a partir das 5h30. 3) E outros meditam – Em seu livro, Laura também conversou com pessoas que gostam de manter a mente...

Dicas de Como Potencializar Seus Negócios

O que vamos contar neste post não é propriamente um segredo! Quando se está querendo melhorar os resultados da empresa a primeira coisa que se pensa é aumentar as metas, muitas vezes. Porém temos uma sugestão que poderá lhe ajudar a aumentar o seu retorno de forma mais leve e com mais aderência dentro da equipe. Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados. A pergunta que fica é a seguinte: como está o atendimento em sua empresa? Seus funcionários são qualificados, motivados e treinados para atender os anseios dos seus clientes? O que os clientes falam de sua empresa? O consumidor é implacável com os deslizes das empresas e dependendo da gravidade do deslize impactará diretamente nas vendas e até mesmo em uma desvalorização financeira de seus produtos e serviços. Para as pequenas e médias empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante. A marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa. Para estas empresas, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio. O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las. Assim, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo um melhor retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho!...

Empreendedor? Listamos 4 Coisas Que Você Mesmo Deveria Fazer!

A delegação de tarefas costuma ser um sofrimento para os empreendedores de pequenas empresas. Eles acham que podem fazer melhor que a equipe ou que as coisas não serão bem feitas sem sua supervisão. O problema é que essa mentalidade engessa o negócio e impede que ele cresça. Delegar é preciso para fazer a empresa decolar. “A delegação é boa porque cria oportunidades para pensar no estratégico, o fator mais importante”, diz Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper. Os funcionários, geralmente, ficam responsáveis por quase tudo que é extremamente operacional. “Você pode passar para o funcionário tudo aquilo que for rotina na empresa, do dia a dia”, indica Julio Tadeu, consultor do Sebrae-SP. Por isso, delegar é saudável e ajuda também a criar um senso de engajamento e motivação na equipe. “O Peter Drucker já dizia que nas empresas do futuro a autoridade seria substituída pela responsabilidade”, recorda Cristian Welsh Miguens, professor da Universidade Anhembi Morumbi. Por outro lado, nem tudo pode ser passado adiante. Algumas tarefas precisam, sim, de um pouco de centralização, justamente para que a empresa dê certo. “O estratégico não pode ser delegado”, reforça Cynthia. É também de Drucker que vem a lição de como definir o que delegar ou não. “Peter Drucker falava em dividir em três grupos de tarefas: o que está fazendo que não precisa ser feito, o que outro pode fazer e o que estou fazendo que só eu posso fazer”, ensina a professora do Insper. Estratégia Os manuais de gestão ensinam que os empresários deveriam seguir a regra do 80/20. “É 20% do tempo no operacional, no monitoramento de...

Empreender Por Quem Entende!

Afinal, o que é empreender? Quais são as características que tornam uma pessoa empreendedora? Como essas são perguntas que permitem várias possibilidades, preparamos uma lista com as respostas de grandes representantes do empreendedorismo de alto impacto no Brasil, que lançam uma luz sobre essa questão. Confira o que pensam alguns dos maiores empreendedores do país: Abilio Diniz: “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.” Wellington Nogueira, Doutores da Alegria: “Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.” Romero Rodrigues, BuscaPé :“Empreender é acreditar no impossível. Se você quer empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível.” Pedro Passos, Natura: “O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa.” Ricardo Buckup, B2 Agência: “Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa, você não fica na zona de conforto. É buscar outro desafio não só nos negócios, mas na vida.” Salim Mattar, Localiza: “Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil.” Eike Batista: “Empreender é enxergar uma oportunidade, ou uma boa ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. E o Brasil precisa disso, pois a vontade do brasileiro de tomar riscos ficou reprimida nos últimos 20 anos.” Arnold Correia, SubWay Link: “Empreender é acreditar no seu...

Segurança da Informação, Pare e Pense!

Assunto de extrema importância, não tem tamanho de empresa para que haja preocupação, todos devem ler. A falta de experiência em segurança digital, aliada à crescente complexidade das ameaças e redes, ambiente regulatório elevado e ritmo intenso de inovação, estão provocando uma movimentação interessante: as empresas começam a olhar para fora de seus “muros de proteção digital”. Um estudo realizado pelo Gartner indica que o mercado mundial de terceirização de segurança atingirá mais de US$ 24,5 bilhões, em 2017. O desafio é encontrar recursos financeiros para lidar com a cibersegurança evoluindo de uma forma eficaz. Para entender melhor as táticas cada vez mais eficazes dos hackers e se proteger, as organizações precisam mobilizar todos os aspectos de sua defesa estendida e do ataque contínuo – antes da invasão acontecer, agindo antes, durante e depois. É importante avaliar se o ataque foi destrutivo e se as informações foram roubadas ou sistemas danificados. Esse tipo de novo modelo de segurança está impulsionando mudanças nas tecnologias de segurança digital, produtos e serviços. A primeira onda de fornecedores de serviços gerenciados de segurança (MSSPs) foi focada em produtos e ferramentas em funcionamento, manutenção, atualizações e treinamento. Porém, atualmente, os serviços de segurança digital precisam ser baseados em uma evolução constante e profunda das ameaças. Alguns analistas do setor estão começando a chamar essa nova ordem de serviços de proteção digital de MSSP 2.0. Com base nas tarefas internas de segurança, orçamentos e prioridades dos negócios, as organizações podem optar por terceirizar mais ou menos as suas necessidades de segurança digital. Há cinco dicas que podem ajudar a garantir que as empresas mantenham o...

Fazer o Que Quiser, Sem Medo!

Fazer o que tem vontade é muito mais do que se arriscar, é assumir as consequências das decisões tomadas. Captamos esse texto para dar algumas dicas de como se arriscar sem se arrepender. Risco calculado, e por que não? É importante sentir medo, já que ele nos afasta do perigo e nos protege. Só que o excesso de medo nos paralisa e nos tira a coragem. Por que sentimos medo? O medo aparece quando tentamos evitar uma sensação que foi resultado de algo que nos fez mal de alguma forma. É o que nos impede de colocar a mão no fogo, por exemplo, e é necessário para a nossa sobrevivência. Mas também existe aquele medo que aparece quando tentamos adivinhar o resultado de algo que desconhecemos. Esse é o medo que alimenta as desculpas que nos damos para não fazermos algo ou que nos mantém presos a coisas que não nos fazem felizes. Para aqueles que sentem medo de tomar decisões, aí vão algumas das coisas que eu mudei na minha vida e que me ajudaram a ter confiança suficiente para correr mais riscos: Aprenda a ser sincero com você e com os outros Por que é tão difícil dizer a verdade quando um amigo nos chama para fazer algo que não estamos com vontade? É claro que não queremos ser desagradáveis, mas, ao mesmo tempo, inventamos desculpas para nos sentirmos melhores em relação àquilo que não conseguimos fazer da forma que gostaríamos. Ser sincero não é fácil, por isso muitas vezes preferimos nos enganar. O problema é que cada vez que inventamos uma desculpa para alguém, também estamos inventando uma para nós mesmos....