Nos últimos anos, as sociedades vêm passando por transformações muito rápidas. Como partes essenciais desses contextos, os mercados também têm se reinventado de uma maneira bastante dinâmica. Por isso, traçar e colocar em prática estratégias de vendas que de fato deem resultados é um desafio constante. Ter uma equipe bem preparada é o ponto chave. Mas isso não é tão simples quanto parece e envolve uma série de fatores para que se tenha sucesso, como recrutamentos criteriosos, treinamentos eficazes e, fundamentalmente, uma gestão competente. É este último ponto que vai fazer a grande diferença.

Para motivar você, empreendedor, a vender mais pela internet, vender mais por telefone ou mesmo de modo presencial e fazer sua empresa crescer ainda mais, reunimos a opinião de vários especialistas na área.

Confira abaixo 5 dicas para vender mais:

Conquiste mercado

A dica aqui é ampliar seus horizontes, ter motivação para ir mais longe. Para isso, você precisa escolher um caminho e montar seu plano para a caminhada, principalmente se seu objetivo é vender mais no varejo. A ampliação de sua participação no mercado pode se dar de diferentes formas, como explica o especialista Raúl Candeloro, diretor do Instituto VendaMais. “Defina um ou mais tipos de segmentação. Geográfica: trabalhar, por exemplo, novos bairros, cidades ou novos canais, como internet, mala-direta, catálogo e call-center. Demográfica: trabalhar alguma característica do público, como gênero, idade, renda, grau de instrução etc. Por comportamento de consumo: colocar seus principais esforços em uma determinada faixa da sua própria base de clientes com necessidades especiais, por exemplo”, explica.

Crie uma relação de confiança com o cliente

Confiança: esse é um elemento fundamental para que qualquer venda funcione. Ele tem que fazer parte de seus princípios na administração de seu negócio. “Nunca podemos esquecer que a efetivação da venda é consequência do relacionamento travado entre cliente e fornecedor. Esse relacionamento pode ser menos intenso (como nos ambientes de vendas simples ou transacionais) ou mais intenso (como nos ambientes de vendas consultivas de perfil mais complexo). O fato concreto, porém, é que ele sempre se fará presente e será decisivo para o êxito de todo processo comercial”, afirma Sandro Magaldi, CEO do projeto Geração de Valor e autor do livro Vendas 3.0.

Seja a solução

Identifique os problemas do seu público e mostre como resolver. “A dica é detectar a dor do potencial cliente e apresentar a cura. Esse é o pitch, o ‘gancho’ que o fará se interessar por você e pelo que você faz”, afirma Silvio Tanabe, especialista em marketing digital.

Ouça seu cliente

Essa é uma das maneiras de conseguir colocar em prática o ponto anterior. Mas serve para ir ainda mais longe. É ouvindo bem seu cliente que você vai poder entender seu mercado, como sua equipe está funcionando e se seu produto está agradando. Para isso, crie canais de comunicação que realmente funcionem e organize bem as informações, para que ela possa ser aplicada de forma estratégica. Mas humanize o contato. “Não adianta ter um moderno sistema de pós-vendas que preenche planilhas e traz um infinito índice de percentuais que medem a satisfação ou a insatisfação do cliente, se não há diálogo aberto. É necessário ir além de percentuais, para realmente ter a ciência de onde atuar, acertar os erros e potencializar os pontos fortes”, afirma a consultora Van Marchetti.

Faça seu cliente comprar mais vezes

Ter gente comprando sempre em seu negócio é o que todo empreendedor quer. Muitas vezes, porém, falta foco na hora de efetivar esse desejo. Em vez de distribuir panfletos na rua tentando atrair novos compradores, por que não dar um jeito de fazer seus clientes fiéis retornarem com mais frequência? “Isso, muitas vezes, implica entender o ciclo de compras do cliente e tentar se antecipar a ele na próxima compra, via telefone, e-mail, mala-direta ou visita pessoal”, destaca Raúl Candeloro.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-vender-mais-5-dicas-para-voce-aplicar-na-sua-empresa/90422/