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5 Frases Que os Empreendedores Odeiam Ouvir

5 Frases Que os Empreendedores Odeiam Ouvir

Sabemos que é difícil aceitar algumas barreiras que são impostas ao seu negócio, garimpamos e descobrimos o que você pode aprender com os principais impedimentos do dia-a-dia. Dirigir um negócio não é tarefa fácil, além de correr atrás para fazer as coisas darem certo há que se aguentar as barreiras naturais, não deixe que essas barreiras partam de você, desmistifique algumas dessas barreiras e se preocupe com o que realmente importa. Afinal você sempre irá acreditar que seu negócio dará certo e nós queremos colaborar para isso. Buscamos essa matéria publicada na exame feita com  Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP.

1. Cadê o plano de negócios?

Os empreendedores com perfil muito técnico costumam fugir do planejamento, por já conhecerem a fundo o mercado e a operação. “Quando você pergunta, ele diz que está tudo na cabeça. Mas precisa documentar um planejamento, escrever para poder enxergar as possibilidades de erro”, ensina Cardim.

O mesmo vale para a parte financeira. Misturar contas pessoais com as da empresa costuma ser praxe dos empreendedores. “Isso dificulta organizar as coisas e, na maioria das vezes, eles não querem falar sobre números”, diz Cardim. Parar para organizar um planejamento exige ainda conhecer bem o mercado concorrente, com uma pesquisa profunda.

2. É preciso saber delegar

Em empresas pequenas, manter tudo sob o comando do dono pode ser mais fácil e minimiza as chances de erro. Pode, também, significar que a empresa nunca vai crescer. “O empreendedor tem a empresa quase como um filho, tem ligação emocional muito forte e acha que ninguém vai fazer tão bem. Ele vira o melhor funcionário, mesmo pagando salário para a equipe”, indica Sinelli. Aprenda a desenvolver a equipe para poder pensar o negócio mais de forma estratégica do que operacional.

3. Um cliente pequeno é melhor do que um grande

Conquistar a confiança de uma multinacional como cliente é o sonho de muitos empreendedores. Para os especialistas, no entanto, isso pode ser uma grande armadilha. “O mega cliente vai consumir 80% da capacidade produtiva e ter um peso muito grande. Se ele quebrar, do dia para a noite, a receita cai bruscamente. A gente recomenda que tenha no máximo 30% da receita concentrada em um cliente só”, explica Sinelli.

Compensa ter mais clientes menores e fôlego para captar novos do que comprometer toda a capacidade com apenas um grande. A regra é válida também para fornecedores. “Se ele é responsável por 80% da sua matéria-prima, você perde poder de barganha”, ensina o consultor do Sebrae/SP.

4. Você tem um plano B?

Apesar de difícil, é preciso pensar nas possibilidades caso o negócio não dê certo. “Ele gastou cada centavo no negócio, então não quer nem pensar na possibilidade de dar errado. Mas isso é ser é inocente”, alerta Cardim. Por isso, é sempre bom investir cerca de 30% do recurso que tem para começar o negócio. O restante fica dividido entre capital para fluxo de caixa e uma reserva pessoal.

5. Preço não é tudo

Muitos empresários ainda acreditam que o menor preço conquista o mercado. “Ele sempre foca o diferencial dele no preço. Ele joga lá embaixo e às vezes não vende porque o cliente desconfia que não tem qualidade”, indica Sinelli. Além disso, preços muito baixos podem comprometer a margem. “O problema não é preço. O benefício compensa o preço para o cliente”, ensina o consultor do Sebrae/SP.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-frases-que-os-empreendedores-odeiam-ouvir?page=2